O flat design no mundo do futebol.

No mundo futebolístico, mais um clube passa por um redesign de seu logo, adotando o estilo flat design. A bola da vez foi a Federação de Futebol do Equador, no qual teve seu último redesign em 2018, porém nos últimos meses ganhou um novo, o 9º desde sua criação oficial em 1959.

Desde o início, o logo da Federação vem sofrendo pequenas mudanças em seu design, mas dessa vez há uma ruptura total de estilo.

MAS O QUE É O FLAT DESIGN ? 

O flat design é uma tendência na qual busca trabalhar com elementos mais clean, sem muitos efeitos e tudo que possa causar poluição e interferência visual, seja em um projeto de marca, site, aplicativo, entre outros.

A palavra de ordem para o flat design é “menos é mais”, com o uso minimalista de elementos, fontes e cores chapadas.

DE QUE MANEIRA O FLAT DESIGN CHEGA NO FUTEBOL ?

Após a popularização do flat design, inúmeras marcas vem desenvolvendo o redesign de seus logos, e agora essa tendência chegou nos clubes de futebol. 

Em 2017, o clube italiano Juventus apresenta o seu novo logo, utilizando a tendência do flat design, e chocou os amantes do futebol, pois houve uma ruptura muito grande, a desconstrução do famoso e tradicional escudo. 

Depois de toda repercussão do novo logo da Juventus, seja positiva ou negativamente, vários clubes seguiram a mesma tendência, tais como: Nantes (França), Athletico Paranaense (Brasil), Maringá FC (Brasil), e agora chega a vez da Federação de Futebol do Equador. 

O QUE O NOVO LOGO DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO EQUADOR TEM A NOS DIZER ?

Seguindo a tendência dos outros clubes de futebol em usar o flat design, a Federação de Futebol do Equador retirou a representação do condor (símbolo nacional do Equador) que ficava sobre o escudo e deixou em evidência as iniciais FEF (Federación Ecuatoriana de Fútbol).

O novo logo é bem mais conceitual, traz consigo várias referências de sua cultura (a figura do condor, as cores da bandeira, pintura facial de seus ancestrais, uma cadeira da cultura Valdivia) em um monograma que forma as iniciais FEF, dentro de um escudo de formato tradicional. Infelizmente a idéia conceitual por de trás foi muito boa, porém a execução não teve o mesmo êxito. 

O monograma com as iniciais FEF está bem desalinhado entre a letra “F” e a letra “E”, e a haste das letras “F” e barra da letra “E”, poderia ser melhor aproveitada, acompanhando a curvatura da representação da cadeira. A tipografia escolhida para compor o logo parece um pouco corporativa mas não chega a incomodar. 

É válido elogiar o fato do logo se manter em um formato de escudo, mantendo a tradição e a vibração de uma equipe nacional, sem que haja a ruptura mencionada no caso do logo da Juventus da Itália.

Sua empresa está com dificuldade de representar seus valores em seu logo ? Pode contar com o studio dipe para lhe ajudar. 

voltar