Como ter relevância em tempos de covid-19.

No início do ano de 2020, o surto que se tornou epidemia, e agora se transformou em pandemia vem consumindo o mundo inteiro por meio do novo Coronavírus, conhecido também como covid-19. Esse vírus se deu no interior da China e rapidamente contaminou o mundo, chegando em terras tupiniquins no final do mês de fevereiro.

Por conta de sua fácil propagação, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que se pratique o distanciamento social, fazendo com que diversos segmentos do mercado fechem suas portas.

Para qualquer empresário isso pode significar algo trágico, quase catastrófico, porém queremos lhe oferecer um olhar diferente, uma nova perspectiva que pode salvar o seu negócio. 

De que forma do distanciamento social tem impactado no consumo ? 

As marcas e consumidores estão se adaptando muito bem ao novo momento, investindo em ações e compras online, uma vez que as orientações são de ficar em casa.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, na última semana do mês de Março, as lojas virtuais registraram um aumento de 180% em transações nas categorias de alimentos e saúde. Já em outros segmentos, o presidente da entidade, calcula um crescimento médio de 30%. 

Mas todo esse aumento não é nenhuma exclusividade das lojas virtuais, uma vez que as pessoas estão em isolamento, e muitas vezes longe de seus familiares e amigos, o acesso de redes sociais também cresceu, como uma alternativa para as pessoas se conectarem.

Com base em um estudo feito pela consultoria Kantar, realizada entre os dias 14 e 24 de Março, com mais de 25.000 pessoas, indica que o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% durante esse período. 

Como interpretar esses dados e usá-los ao meu favor ? 

Com base nas estatísticas apresentadas anteriormente, percebe-se que por conta do distanciamento social, as pessoas estão mais em casa, porém não deixaram e nem deixarão de consumidor os seus produtos, apenas estão buscando por novas alternativas de consumo, que são através das lojas virtuais, aplicativos e mídias sociais.

Agora mais do que nunca é uma grande oportunidade de se posicionar nos meios digitais com os seus produtos e serviços, buscar a relevância esperada e não cair no “esquecimento” dos consumidores durante e após o período de distanciamento social.

Porém, dadas as circunstâncias do momento presente, as marcas devem se comunicar nos meios digitais com muita sensibilidade e resiliência, demonstrar que estão do lado das pessoas, priorizando a segurança e bem-estar de seus colaboradores, clientes e parceiros.

 

Fonte:

https://exame.abril.com.br/economia/compras-pela-internet-disparam-ate-40-com-impacto-do-novo-coronavirus/

https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-valvula-de-escape-na-quarentena-redes-sociais-crescem-no-mundo/

voltar